quinta-feira, 18 de junho de 2015

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

ATIVIDADE SOBRE FIGURAS DE LINGUAGEM
1)    Identifique qual das alternativas abaixo trata-se de uma metáfora:
a)    Eles morreram de rir daquela cena.
b)    Aqueles olhos eram como dois faróis acesos.
c)    Ah! Como é bom o doce sabor da vitória.
d)    Aquele velho é uma raposa.

2)    “Muito bom aquele encanador. Colocou em nossa casa vários canos furados.”
Considere a frase acima e identifique qual a figura de linguagem presente na mesma:
a)    Metonímia
b)    Ironia
c)    Antítese
d)    Metáfora
e)    Prosopopeia

3)    Existe uma figura de linguagem que ocorre no trecho: “A voz áspera daquele cantor nos fazia ter vontade de morrer”. Identifique em qual destes outros trechos ocorre a mesma figura de linguagem:
a)    Aquela melodia era música nos meus ouvidos.
b)    Sentia o cheiro bom das flores.
c)    Cada vez que ela chegava perto, sentia o cheiro doce daquele perfume horrível.
d)    Todos podiam ver como ela era parecida com sua vizinha.

4)    Quais figuras de linguagem temos neste texto: “Às sete horas da manhã, a rua acordava. Era possível ouvir os gritos irritantes daquelas crianças daquelas lindas crianças que choravam rios de lágrimas enquanto suas mães terminavam de preparar o café da manhã. O brilho do sol naquele dia ensolarado não era suficiente para animar os adultos, que acordavam com o ‘trim’ do despertador para trabalhar.”?
a)    Personificação – ironia – hipérbole – pleonasmo – onomatopeia.
b)    Metáfora – sarcasmo – sinestesia – hipérbole – zeugma.
c)    Metonímia – ironia – sinestesia – pleonasmo – hipérbole.
d)    Personificação – sinestesia – ironia – hipérbole – onomatopeia.

5)    “Aquela personagem da novela é complicada: ela chora, e grita, e sofre, e teima, e perde, e ganha, e casa, e separa. Nunca vi igual.” O trecho exemplifica qual figura de linguagem?
a)    Assíndeto
b)    Hipérbole
c)    Polissíndeto
d)    Anáfora
e)    Aliteração

6)    Se o polissíndeto e a anáfora tem em comum a repetição, qual a diferença entre essas figuras de linguagem?
a)    A anáfora tem uma repetição, mas não das conjunções. Elas são omitidas nesta figura de linguagem.
b)    A repetição da anáfora é somente de sons, como 'três tigres comem três pratos de trigo', onde o som repetitivo do “R” e do “T” são evidentes.
c)    A afirmação está incorreta. A anáfora não tem repetição e é completamente oposta ao polissíndeto porque omite as conjunções.
d)    A anáfora é uma figura de linguagem que tem repetição de palavras e expressões. Ela não se prende só às conjunções, como no caso do polissíndeto.

7)    “É como mergulhar num rio e não se molhar” (Skank); “Tristeza não tem fim, felicidade sim” (Vinicius de Moraes). Essas frases são exemplos de:
a)    Antítese e Zeugma.
b)    Paradoxo e Paradoxo.
c)    Paradoxo e Antítese.
d)    Antítese e Antítese.
e)    Zeugma e Paradoxo.

8)    “Aquele ser desprovido de inteligência era como um palhaço: não queria saber de nada, só contava piada e fazia graça até que todos morressem de rir. Era uma situação difícil, até uma porta pensa mais que ele!”. O texto possui as seguintes figuras:
a)    Eufemismo - Comparação - Hipérbole – Personificação.
b)    Zeugma - Metáfora - Hipérbole – Eufemismo.
c)    Eufemismo - Metáfora - Hipérbole – Personificação.
d)    Metonímia - Comparação - Hipérbole – Eufemismo.

9)    Se a elipse consiste na omissão de um elemento, qual a diferença entre ela e o zeugma, que também pressupõe uma omissão?
a)    Não há diferença, Zeugma e elipse são a mesma figura de linguagem.
b)    Zeugma pressupõe apenas a omissão de conjunções, enquanto a elipse omite qualquer elemento.
c)    Zeugma, na verdade, não omite nenhum termo. Ela é uma repetição de elementos que já foram ditos.
d)    Zeugma pressupõe a omissão de elementos que já foram mencionados anteriormente, enquanto elipse consiste na omissão de um termo omitido, subentendido na frase.

10)  “O rato roeu a roupa do Rei de Roma”. Qual a figura de linguagem dessa frase?
a)    Gradação
b)    Aliteração
c)    Polissíndeto
d)    Anáfora
e)    Assíndeto

11)  (VUNESP) No trecho: “…dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo”, a figura de linguagem presente é chamada:
a)    Metáfora
b)    Hipérbole
c)    Hipérbato
d)    Anáfora
e)    Antítese

12)  (PUC – SP) Nos trechos: “O pavão é um arco-íris de plumas” e “…de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira…” enquanto procedimento estilístico, temos, respectivamente
a)    Metáfora e Polissíndeto
b)    Comparação e Repetição
c)    Metonímia e Aliteração
d)    Hipérbole e Metáfora
e)    Anáfora e Metáfora

13)  (PUC – SP) Nos trechos: “…nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major” e “…o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja” encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:
a)    Prosopopeia e Hipérbole
b)    Hipérbole e Metonímia
c)    Perífrase e Hipérbole
d)    Metonímia e Eufemismo
e)    Metonímia e Prosopopeia

14)  (VUNESP) Na frase: “O pessoal estão exagerando, me disse ontem um camelô”, encontramos a figura de linguagem chamada:
a)    Silepse de Pessoa
b)    Elipse
c)    Anacoluto
d)    Hipérbole
e)    Silepse de Número

15)  (ITA) Em qual das opções há erro de identificação das figuras?
a)    “Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono.” (Eufemismo)
b)    “A neblina, roçando o chão, cicia, em prece. (Prosopopeia)
c)    Já não são tão frequentes os passeios noturnos na violenta Rio de Janeiro. (Silepse de número)
d)    “E fria, fluente, frouxa claridade / Flutua…” (aliteração)
e)    “Oh sonora audição colorida do aroma.” (Sinestesia)

16)  (UM – SP) Indique a alternativa em que haja uma concordância realizada por silepse:
a)    Os irmãos de Teresa, os pais de Júlio e nós, habitantes desta pacata região, precisaremos de muita força para sobreviver.
b)    Poderão existir inúmeros problemas conosco devido às opiniões dadas neste relatório.
c)    Os adultos somos bem mais prudentes que os jovens no combate às dificuldades.
d)    Dar-lhe-emos novas oportunidades de trabalho para que você obtenha resultados mais satisfatórios.
e)    Haveremos de conseguir os medicamentos necessários para a cura desse vírus insubordinável a qualquer tratamento.

17)  (FEI) Assinale a alternativa correta, correspondente à figuras de linguagem, presentes nos fragmentos abaixo:
I.   “Não te esqueças daquele amor ardente que já nos olhos meus tão puro viste.”
II.  “A moral legisla para o homem; o direito para o cidadão.”
III. “A maioria concordava nos pontos essenciais; nos pormenores porém, discordavam.”
IV. “Isaac a vinte passos, divisando o vulto de um, para, ergues a mão em viseira, firma os olhos.”
a)    Anacoluto, Hipérbato, Hipálage, Pleonasmo.
b)    Hipérbato, Zeugma, Silepse, Assíndeto.
c)    Anáfora, Polissíndeto, Elipse, Hipérbato.
d)    Pleonasmo, Anacoluto, Catacrese, Eufemismo.
e)    Hipálage, Silepse, Polissíndeto, Zeugma.

18)  (FEBA – SP) Assinale a alternativa em que ocorre aliteração:
a)    “Água de fonte ………. água de oceano …………. água de pranto. (Manuel Bandeira)
b)    “A gente almoça e se coça e se roça e só se vicia.” (Chico Buarque)
c)    “Ouço o tique-taque do relógio: apresso-me então.” (Clarice Lispector)
d)    “Minha vida é uma colcha de retalhos, todos da mesma cor.” (Mário Quintana)
e)    N.D.A

19)  (CESGRANRIO) Na frase: “O fio da ideia cresceu, engrossou e partiu-se” ocorre processo de gradação. Não há gradação em:
a)    O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou.
b)    O avião decolou, ganhou altura e caiu.
c)    O balão inflou, começou a subir e apagou.
d)    A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se.
e)    João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu.

20)  (FATEC) “Seus óculos eram imperiosos.”
 Assinale a alternativa em que aparece a mesma figura de linguagem que há na frase acima:
a)    “As cidades vinham surgindo na ponte dos nomes.”
b)    “Nasci na sala do 3° ano.”
c)    “O bonde passa cheio de pernas.”
d)    “O meu amor, paralisado, pula.”
e)    “Não serei o poeta de um mundo caduco.”

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