quinta-feira, 13 de agosto de 2015

CRASE
- Trata-se de contração da preposição a com um artigo ou pronome.
- É indicado pelo acento grave.

- Método Prático
* trocar a palavra feminina por uma masculina.
* Se no masculino aparecer obrigatoriamente ao ou aos, haverá crase no feminino.
Ex: Ela foi a igreja/ Ela foi ao teatro.
       Refiro-me a meninas/ Refiro-me a meninos.

QUANDO EU USO/NÃO USO CRASE?
1. Com a expressão "à moda de", mesmo que subentendida, sempre se usa crase.
Ex: Fez uma à Ronaldinho Gaúcho.
       Bife à milanesa.

2. Crase Facultativa
Ex: Fui até a casa/ fui até à casa
       Respondi a sua irmã/ Respondi à sua irmã.

3. Crase em lugares
Ex: Vou a Bahia (volto da Bahia)
       Vou a Roma (volto de Roma)
Lembre-se: Se eu vou a e volto da, crase há. Se eu vou a e volto de, crase para quê?

Obs: Se o lugar estiver determinado, usa-se crase.

4. Crase Proibida
Ex: Refiro-me a Carlos/ Pinto a óleo.
       Refiro-me a pessoas que estão aqui/ Volto daqui a três horas.
       Estava a estudar/ Estou disposto a passar.
       Estavam cara a cara/ Fiquei frente a frente.
       Refiro-me a uma valsa.

4. Crase proibida com os pronomes
Ex: Dirigi-me a ela/ Fui a ti/ Dirigi-me a vós.
       Refiro-me a esta casa/ Refiro-me a essa casa.
       Refiro-me a certa valsa/ a nenhuma/ a alguma dança.
       Falei a Vossa Santidade/ Refiro-me a Dom Joaquim.
       Conheço a moça cuja mãe faleceu.

5. Excessões
Ex: Eis a moça à qual me referi/ Eis a moça à que me referi.
       Refiro-me àquele menino.
       Refiro-me àquela menina.
       Refiro-me àquilo que vi.

6. Com os pronomes de tratamento senhora, senhorita, madame e dona - crase facultativa.
Ex: Refiro-me à Dona Maria/ Refiro-me a Dona Maria.
       Refiro-me à Senhora Joana/ Refiro-me a Senhora Joana.

7. Com as palavras distância, casa e terra - crase obrigatória apenas se virem determinadas.
Ex: Estava a distância do grupo/ Estava à distância de 50 metros.
       Cheguei a casa hoje/ Cheguei à casa de meus pais.
       Os marinheiros chegaram a terra/ Os astronautas retornaram à Terra.

8. Com as horas.
Ex: Chegaram às três horas
       Sairei daqui a uma hora.

9. Obedecer ao paralelismo.
SE TEM ARTIGO DE UM LADO, TEM DO OUTRO, por isso usa-se crase.
Ex: Prefiro maçã a torta/ prefiro a maçã à torta.
       Ficarei de 8 a 13/ Ficarei das 8 às 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário