quarta-feira, 13 de maio de 2015

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

FUNÇÕES DA LINGUAGEM


1)    Observe a imagem:

A imagem acima é um autorretrato da pintora modernista Tarsila do Amaral. Assim como nos estudos linguísticos, podemos dizer que as linguagens artísticas também expressam funções. Qual é a função predominante nesse texto não verbal?
a)    Fática
b)    Poética
c)    Metalinguística
d)    Emotiva
e)    Referencial

Texto para as questões 2 e 3.
Canção do vento e da minha vida
O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
O vento varria as flores…
E a minha vida ficava              
Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de folhas.
[…]
O vento varria os sonhos
E varria as amizades…
O vento varria as mulheres…
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De afetos e de mulheres.
O vento varria os meses
E varria os teus sorrisos…
O vento varria tudo!
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De tudo.
(BANDEIRA, M.  Poesia complete e prosa. Rio de Janeiro:  José Aguilar, 1967)
2)    A função de linguagem que predomina no texto é
a)    Metalinguística, porque há explicação dos significados das expressões.
b)    Conativa, porque o leitor é provocado a participar de uma ação.
c)    Fática, porque o leitor procura testar o canal de comunicação.
d)    Poética, pois chama-se a atenção para a elaboração especial e artística da estrutura do texto.
e)    Referencial, já que são apresentadas informações sobre acontecimentos e fatos reais.

3)    Na estruturação do texto, destaca-se
a)    a construção de oposições semânticas.
b)    a apresentação de ideias de forma objetiva.
c)    o emprego recorrente de figuras de linguagem, como o eufemismo.
d)    a repetição de sons e de construções sintáticas semelhantes.
e)    a inversão da ordem sintática das palavras.

4)     

Na canção de Geraldo Vandré, tem-se a manifestação da função poética da linguagem, que é percebida na elaboração artística e criativa da mensagem, por meio de combinações sonoras e rítmicas. Pela análise do texto, entretanto, percebe-se, também, a presença marcante da função emotiva ou expressiva, por meio do qual o emissor
a)    Busca persuadir o receptor da canção a adotar um certo comportamento.
b)    Transmite informações objetiva sobre o tema de que trata a canção.
c)    Objetiva verificar ou fortalecer a eficácia da mensagem veiculada.
d)    Procura explicar a própria linguagem que utiliza para construir a canção.
e)    Imprime as marcas de sua atitude pessoal, seus sentimentos.

5)     


Explorando a função emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre as marcas de variação de usos da linguagem em
a)    Textos técnicos e poéticos.
b)    Diferentes regiões do país.
c)    Situações formais e informais.
d)    Diferentes épocas.
e)    Escolas literárias distintas.

6)    Catar feijão
1. Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
2.
Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a como o risco.
João Cabral de Melo Neto
Podemos afirmar que há, no texto de João Cabral de Melo Neto, duas funções da linguagem predominantes. São elas;
a)    Poética e Fática
b)    Poética e Metalinguística
c)    Poética e Expressiva
d)    Poética e Apelativa
e)    Poética e Referencial

7)     




Podemos observar nos textos acima a predominância das seguintes funções da linguagem:
a)    Fática e Apelativa
b)    Poética e Metalinguística
c)    Metalinguística e Referencial
d)    Referencial e Fática
e)    Poética e Emotiva

8)     

O texto acima foi retirado de um jornal de grande circulação. A função da linguagem que predomina nos textos jornalísticos é:
a)    Emotiva
b)    Referencial
c)    Metalinguística
d)    Conativa
e)    Fática

9)                                          Desabafo
Desculpem-me, mas não dá pra fazer uma cronicazinha divertida hoje. Simplesmente não dá. Não tem como disfarçar: esta é uma típica manhã de segunda-feira. A começar pela luz acesa da sala que esqueci ontem à noite. Seis recados para serem respondidos na secretária eletrônica. Recados chatos. Contas para pagar que venceram ontem. Estou nervoso. Estou zangado.
CARNEIRO, J. E. Veja, 11 set. 2002 (fragmento).
Nos textos em geral, é comum a manifestação simultânea de várias funções da linguagem, com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras. No fragmento da crônica Desabafo, a função da linguagem predominante é a emotiva ou expressiva, pois
a) o discurso do enunciador tem como foco o próprio código.
b) a atitude do enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito.
c) o interlocutor é o foco do enunciador na construção da mensagem.
d) o referente é o elemento que se sobressai em detrimento dos demais.
e) o enunciador tem como objetivo principal a manutenção da comunicação. 

10)  Leia a tirinha de Calvin e Haroldo para responder à questão:
As funções da linguagem podem ser encontradas em vários tipos de textos, inclusive nas histórias em quadrinhos
Para tentar convencer o pai a comprar seu desenho, Calvin empregou uma função de linguagem específica. Assinale a alternativa que indica a resposta correta:
a) função metalinguística.
b) função fática.
c) função poética.
d) função emotiva.
e) função conativa.

Leia os textos abaixo e responda às questões 11 e 12.

TEXTO I
Mulher Assassinada
Policiais que faziam a ronda no centro da cidade encontraram, na madrugada de ontem, perto da Praça da Sé, o corpo de uma mulher aparentando 30 anos de idade. Segundo depoimento de pessoas que trabalham em bares próximos, trata-se de uma prostituta conhecida como Poe Nenê. Ela foi assassinada a golpes de faca. A polícia descarta a hipótese de assalto, pois sua bolsa, com a carteira de dinheiro, foi encontrada junto ao corpo. O caso está sendo investigado pelo delegado do 2º distrito policial.
Jornal da Cidade, 10 set. 2004

TEXTO II
Pequena Crônica Policial
Jazia no chão, sem vida,
E estava toda pintada!
Nem a morte lhe emprestava
A sua grave beleza...
Com fria curiosidade,
Vinha gente a espiar-lhe a cara,
As fundas marcas da idade,
Das canseiras, da bebida...
[...]
Sem nada saber da vida,
De vícios ou de perigos,
Sem nada saber de nada...
Com sua trança comprida,
Os seus sonhos de menina,
Os seus sapatos antigos!
Mário Quintana – Prosa & Verso
11)  Os textos I e II trazem certa semelhança entre si. O que há de semelhante nos textos acima?
a) A temática.
b) A organização da linguagem.
c) A forma de abordagem ao tema.
d) A intenção discursiva.
e) O posicionamento do narrador diante a matéria narrada.

12) Que aspectos distinguem os textos I e II, a partir da análise dos mesmos, considerando sua linguagem?
a) denotação – função referencial (texto II).
b) função poética – ênfase no assunto (texto II).
c) criatividade linguística – função poética (texto II).
d) ênfase na mensagem – função referencial (texto I).
e) texto jornalístico – Ênfase no leitor (texto I).

O texto abaixo será utilizado nas questões 13 e 14

Nova Poética
Vou lançar a teoria do poeta sórdido.
Poeta sórdido:
Aquele em cuja poesia há a marca suja da vida.
Vai um sujeito,
Saí um sujeito de casa com a roupa de brim branco
                                              [muito bem engomada, e na primeira esquina passa um
                                              [caminhão, salpica-lhe o paletó ou a calça de uma nódoa de lama:
É a vida
O poema deve ser como a nódoa no brim:
Fazer o leitor satisfeito de si dar o desespero [...]
Manuel Bandeira

13) As funções de linguagem predominante no Texto são:

a) Poética e metalinguística.
b) Conativa e referencial.
c) Referencial e emotiva.
d) Metalinguística e conativa.
e) Emotiva e referencial.

14) As funções de linguagem predominantes no texto acima se justificam pelos seguintes fatores.

a) sentimentalismo e informatividade.
b) metadiscursividade e interpelação ao leitor.
c) informatividade e sentimentalismo.
d) interpelação ao leitor e informatividade.
e) criatividade linguística e metadiscursividade.

15) A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.
DUARTE, M.O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Predomina no texto a função da linguagem:
a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.
b) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.
d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
e) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.
16) Leia com atenção o texto a seguir e assinale a alternativa que identifica corretamente a função da linguagem que nele predomina.
Vexames
Muita gente não sabe usar um celular. Veja o que você não deve fazer com ele.
• Não ande com o celular pendurado na calça. Fica feio. Guarde-o na mochila. Dá para escutá-lo do mesmo jeito.
• Desligue o celular durante as aulas – ou em lugares públicos, como o cinema. Depois você acessa a caixa postal e pega a mensagem.
• Nunca telefone durante a aula. Não adianta se abaixar, nem cobrir o celular com o cabelo. As pessoas vão perceber que você está no telefone.
• Quando estiver com apenas uma amiga, não fique horas falando no celular.
• Não fique oferecendo o seu telefone só para ser simpática. Lembre-se da conta que vai chegar.
(Capricho, 21 nov. 1999.)
A) referencial
B) metalinguística
C) poética
D) conativa
E) fática
                                   
17) Leia o texto e assinale a alternativa correta:


A um passarinho
Para que vieste
Na minha janela
Meter o nariz?
Se foi por um verso
Não sou mais poeta
Ando tão feliz!
Se é para uma prosa
Não sou Anchieta
Nem venho de Assis
Deixe-te de histórias
Some-te daqui.
Vinícius de Morais

Quanto à análise do texto acima, pode-se afirmar que:
a) A facilidade com que se pode reconstruir o fato narrado e as informações precisas veiculadas pelo texto provam a não existência de elementos ficcionais; a função de linguagem predominante é a referencial.
b) No quinto verso, o próprio autor esclarece que seu texto não tem caráter poético, o que lhe confere a função metalinguística da linguagem.
c) Apesar de escrito em versos, o texto acima não é literário, porque, nos dois últimos versos, o autor diz claramente não querer contar histórias, neles, ocorre a função apelativa ou conativa, própria da linguagem de propaganda.
d) Embora haja referência a dados concretos da realidade circundante, o texto é literário, uma vez que, a par de exemplos de função emotiva e conativa, a criatividade linguística dá o tom do texto e confere a função poética como predominante.
e) No sétimo verso, o próprio autor esclarece que seu texto não está escrito em prosa; é, portanto, um texto não literário.

18) Marque a opção que encerra uma frase cujos principais focos da argumentação sejam, a um só tempo, o emissor e a mensagem:

a) "Volta, vem viver outra vez ao meu lado"
(Lupiscínio Rodrigues)
b) "Da primeira vez que me assassinaram,
Perdi um jeito de sorrir que eu tinha"
(Mário Quintana)
c) "Um trem-de-ferro é uma coisa mecânica,
Mas atravessa a noite, a madrugada, o dia
Atravessou minha vida,
Virou só sentimento"
(Manuel Bandeira)
d) "Vaias e aplausos marcaram a passagem do presidente Lula pelo Fórum Social Mundial, evento no qual costumava ser ovacionado" (O Globo - 28 de janeiro de 2005).
e) "Lembrando B. Russel: para todo problema complicado há uma solução simples, rápida, de baixo custo e... errada" (Gilberto C. Leifert).

19) Leia a estrofe abaixo:

"Oh! ter vinte anos sem gozar de leve
A ventura de uma alma de donzela!
E sem na vida ter sentido nunca

Na suave atração de um róseo corpo
Meus olhos turvos se fechar de gozo!
Álvares de Azevedo

A presença da interjeição, as exclamações e a 1ª pessoa gramatical identificam no texto a função da linguagem:
a) Poética.
b) Conativa.
c) Referencial.
d) Metalinguística.
e) Emotiva.

20) Assinale a alternativa que contenha a sequência correta sobre as funções da linguagem, importantes elementos da comunicação:
1. Ênfase no emissor (lª pessoa) e na expressão direta de suas emoções e atitudes.
2. Evidencia o assunto, o objeto, os fatos, os juízos. É a linguagem da comunicação.
3. Busca mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem.
4. Ênfase no canal para checar sua recepção ou para manter a conexão entre os falantes.
5.  Visa à tradução do código ou à elaboração do discurso, seja ele linguístico ou extralinguístico.
6. Voltada para o processo de estruturação da mensagem e para seus próprios constituintes, tendo em vista produzir um efeito estético.
( ) função metalinguística.
( ) função poética.
( ) função referencial.
( ) função fática.
( ) função conativa.
( ) função emotiva.
a) 1, 2, 4, 3, 6, 5.
b) 5, 2, 6, 4, 3, 1.
c) 5, 6, 2, 4, 3, 1.
d) 6, 5, 2, 4, 3, 1.
e) 3, 5, 2, 4, 6, 1.

GABARITO: 1-D / 2-D/ 3-D/ 4-E/ 5-C/ 6-B/ 7-E/ 8-B/ 9-B/ 10-A/ 11-A/ 12-C/ 13-A/ 14-E/ 15-E/ 16-D/ 17-D/ 18-B/ 19-E/ 20-C.

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