terça-feira, 5 de maio de 2015

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

INTERPRETAÇÃO
Imagem para as questões 1 e 2.

1) O argumento presente na charge consiste em uma metáfora relativa à teoria evolucionista e ao desenvolvimento tecnológico. Considerando o contexto apresentado, verifica-se que o impacto tecnológico pode ocasionar
a) o surgimento de um homem dependente de um novo modelo tecnológico.
b) a mudança do homem em razão dos novos inventos que destroem sua realidade.
c) a problemática social de grande exclusão digital a partir da interferência da máquina.
d) a invenção de equipamentos que dificultam o trabalho do homem, em sua esfera social.
e) o retrocesso do desenvolvimento do homem em face da criação de ferramentas como lança, máquina e computador.

2) O homem evoluiu. Independentemente de teoria, essa evolução ocorreu de várias formas. No que concerne à evolução digital, o homem percorreu longo trajeto da pedra lascada ao mundo virtual. Tal fato culminou em um problema físico habitual, ilustrado na imagem, que propicia uma piora na qualidade de vida do usuário, uma vez que
a) a evolução ocorreu e com ela evoluíram as dores de cabeça, o estresse e a falta de atenção à família.
b) a vida sem o computador tornou-se quase inviável, mas se tem diminuído problemas de visão cansada.
c) a utilização demasiada do computador tem proporcionado o surgimento de cientistas que apresentam lesão por esforço repetitivo.
d) o homem criou o computador, que evoluiu, e hoje opera várias ações antes feitas pelas pessoas, tornando-as sedentárias ou obesas.
e) o uso contínuo do computador de forma inadequada tem ocasionado má postura corporal.

3) Assinale o trecho do diálogo que apresenta um registro informal, ou coloquial, da linguagem.
Dick Browne. O melhor de Hagar, o horrível, v. 2. L&PM pocket, p.55-6 (com adaptações).
a) “Tá legal, espertinho! Onde é que você esteve?!”
b) “E lembre-se: se você disser uma mentira, os seus chifres cairão!”
c) “Estou atrasado porque ajudei uma velhinha a atravessar a rua...”
d) “...e ela me deu um anel mágico que me levou a um tesouro”
e) “mas bandidos o roubaram e os persegui até a Etiópia, onde um dragão...”

4)

BROWNE, C. Hagar, o horrível. Jornal O GLOBO. Segundo Caderno. 20 fev. 2009

A linguagem da tirinha revela
a)    O uso de expressões linguísticas e vocabulário próprios de épocas antigas.
b)    O uso de expressões linguísticas inseridas no registro mais formal da língua.
c)    O caráter coloquial expresso pelo uso do tempo verbal no segundo quadrinho.
d)    O uso de um vocabulário específico para situações comunicativas de emergência.
e)    A intenção comunicativa dos personagens: a de estabelecer a hierarquia entre eles.

5)


ITURRUSGARAI, A. La Vie en Rose. Folha de S. Paulo, 11 ago. 2007.
Os quadrinhos exemplificam que as Histórias em Quadrinhos constituem um gênero textual
a) em que a imagem pouco contribui para facilitar a interpretação da mensagem contida no texto, como pode ser constatado no primeiro quadrinho.
b) cuja linguagem se caracteriza por ser rápida e clara, que facilita a compreensão, como se percebe na fala do segundo quadrinho: “</DIV> </SPAN> <BR
CLEAR = ALL> < BR> <BR> <SCRIPT>”.
c) em que o uso de letras com espessuras diversas está ligado a sentimentos expressos pelos personagens, como pode ser percebido no último quadrinho.
d) que possui em seu texto escrito características próximas a uma conversação face a face, como pode ser percebido no segundo quadrinho.
e) em que a localização casual dos balões nos quadrinhos expressa com clareza a sucessão cronológica da história, como pode ser percebido no segundo quadrinho.


6) 
Legenda: "Toda hora somos pisados por esses governantes'
"somos"
"vocês mulheres têm que exigir seus direitos"
"exigir o direito de pisar também! com seus pés maravilhosos"

As tiras ironizam uma célebre fábula e a conduta dos governantes. Tendo como referência o estado atual dos países periféricos, pode-se afirmar que nessas histórias está contida a seguinte ideia: 
A) Crítica à precária situação dos trabalhadores ativos e aposentados. 
B) Necessidade de atualização crítica de clássicos da literatura. 
C) Menosprezo governamental com relação a questões ecologicamente corretas. 
D) Exigência da inserção adequada da mulher no mercado de trabalho. 
E) Aprofundamento do problema social do desemprego e do subemprego.

A tirinha a seguir serve de base para as questões 7 e 8. Observe-a com atenção:




7) Comparando a fala do primeiro balão com a do último, é CORRETO afirmar que:
a) há uma relação intertextual entre elas, embora haja diferenças de estrutura sintática entre uma e outra.
b) sob o ponto de vista conceitual, a expressão “lei da selva” tem uma extensão mais ampla que “lei da gravidade”, que tem sentido especializado.
c) a forma verbal “Lamento” sugere a relação respeitosa que as personagens estabelecem entre si na tirinha.
d) a conjunção “mas” poderia ser substituída, somente no primeiro quadrinho, por porém ou no entanto.
e) a expressão “lei da gravidade” não pode ser entendida, devido ao contexto sarcástico, como um termo técnico da Física.

8) A imagem no segundo quadrinho
a) comprova que a lei da selva é válida em todas as situações.
b) é incompatível com o que ocorreu no primeiro quadrinho.
c) reforça o lamento do gato no começo da tirinha.
d) permite ao rato fazer a observação que está no último balão.
e) mostra a indignação do rato para com a postura do gato.

Observe a charge para responder às questões 9 e 10:
 
9) A crítica contida na charge visa, principalmente, ao
a) ao ato de reivindicar a posse de um bem, o qual, no entanto, já pertence ao Brasil.
b)  Parte superior do formuláriodesejo obsessivo de conservação da natureza brasileira.
c) lançamento da campanha de preservação da floresta amazônica.
d) uso do slogan semelhante ao da campanha “O petróleo é nosso”.
e) descompasso entre a reivindicação de posse e o tratamento dado à floresta.

10) O pressuposto da frase escrita no cartaz que compõe a charge é o de que a Amazônia está ameaçada de:
a) Fragmentação
b) Estatização
c) Descentralização
d) Internacionalização
e) Partidarização

11) Em muitos jornais, encontramos charges, quadrinhos, ilustrações, inspirados nos fatos noticiados. Veja um exemplo:
Legenda: "Demarcação das terras indígenas"
 O texto que se refere a uma situação semelhante à que inspirou a charge é:
(A)  Descansem o meu leito solitário Na floresta dos homens esquecida, À sombra de uma cruz, e escrevam nela – Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (AZEVEDO, Álvares de. Poesias escolhidas. Rio de Janeiro/Brasília: José Aguilar/INL,1971)

(B)  Essa cova em que estás Com palmos medida, é a conta menor que tiraste em vida. É de bom tamanho, Nem largo nem fundo, É a parte que te cabe deste latifúndio. (MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina e outros poemas em voz alta. Rio de Janeiro: Sabiá, 1967.)

(C)  Medir é a medida mede A terra, medo do homem, a lavra; lavra duro campo, muito cerco, vária várzea. (CHAMIE, Mário. Sábado na hora da escutas. São Paulo: Summums, 1978)

(D)  Vou contar para vocês um caso que sucedeu na Paraíba do Norte com um homem que se chamava Pedro João Boa-Morte, lavrador de Chapadinha: talvez tenha morte boa porque vida ele não tinha. (GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983).

(E)  Trago-te flores, – restos arrancados Da terra que nos viu passar E ora mortos nos deixa e separados. (ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguillar,1986)

Observe a charge e responda as questões 12 e 13.

12)  No contexto, a comparação entre o primeiro e o último quadrinho produz humor. A produção de humor se deve ao seguinte recurso:
A) destaque de uma situação embaraçosa
B) demonstração de uma atitude caricatural
C) desconstrução de uma expectativa do leitor
D) negação de uma característica do personagem

13)  ... mal posso acreditar que acabo de inventá­-la!
 Tendo em vista o conjunto dos efeitos verbais e não verbais expressos no último quadrinho, pode-­se dizer que o conectivo mal contribui para exprimir sentido de:
A) horror e descrença
B) dor e desesperança
C) surpresa e desencanto
D) constatação e desespero

14)  Observe a tirinha e responda a questão.

O efeito de humor foi um recurso utilizado pelo autor da tirinha para mostrar que o pai de Mafalda
a)    Revelou desinteresse na leitura do dicionário.
b)    Tentava ler um dicionário, que é uma obra muito extensa.
c)    Causou surpresa em sua filha, ao se dedicar à leitura de um livro tão grande.
d)    Queria consultar o dicionário para tirar uma dúvida, e não ler o livro, como sua filha pensava.
e)    Demonstrou que a leitura do dicionário o desagradou bastante, fato que decepcionou muito sua filha.

15)  
Segundo a charge acima, é correto afirmar:
a)    A ação dos criminosos é tão eficiente quanto às políticas de segurança pública, dificultando o desenvolvimento de medidas preventivas.
b)    Ao colocar em oposição os números 190 e 171, a mensagem deixa implícito que ladrões são mais rápidos do que o serviço de emergência da polícia.
c)    Os números 190 e 171 referem-se a artigos do Código Penal Brasileiro, que tratam da punição aos crimes de furtos e roubos.
d)    Os números 190 e 171 referem-se a números dos serviços de segurança pública, em que um deles não está atendendo a contento às necessidades da população.
e)    Policiais e ladrões tornaram-se um só grupo, trabalhando em acordos anônimos e deixando a população à beira de um ataque de nervos.

GABARITO: 1-a / 2-e / 3-a / 4-c / 5-d / 6-a / 7-b / 8-d / 9-e / 10-d / 11-b / 12-c / 13-d / 14-d / 15-b.

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